Pastorais

Nesta Paróquia temos as seguintes pastorais:  Batismo, Dízimo, Liturgia, Movimentos - marianos e Terço dos Homens, Pascom. 

BATISMO

A função dessa pastoral é conscientizar que no Batismo, os padrinhos são responsáveis pela formação dos batizados, tendo como princípio a educação na fé, e na vivência familiar.  O padrinho e a madrinha são vistos como pais espirituais, ou seja, assumirem o compromisso de se responsabilizarem pela formação cristã do afilhado, principalmente na falta dos pais, tendo como referência o princípio cristão.  Em falta dos pais os padrinhos assumem a educação cristã do afilhado, tendo como referência o princípio cristão. Devemos constantemente dar testemunho da vida, sendo renovado em nós o objetivo cristão, e corajosamente dar testemunho do batismo. 

DÍZIMO

A equipe dessa pastoral tem essa missão: conscientizar os paroquianos sob sua responsabilidade para com a comunidade onde vivem, e da qual fazem parte. O objetivo primeiro da equipe da pastoral é: conscientizar os fiéis sobre a dimensão bíblica, teológica e espiritual do dízimo; mostrar que o dízimo é um ato de fé, de esperança e de caridade; testemunhar a alegria de uma vida agradecida a Deus, através da oferta mensal do dízimo; apresentar o dízimo como condição central da experiência de comunhão e participação, e, portanto, da experiência de ser e de agir como igreja. O papel preponderante da equipe da pastoral do dízimo é o de ser conscientizada.  Mas há tarefas a serem executadas: tarefas de cadastro de dizimistas, preencher o relatório do dízimo ao final das missas, redação e remessa de correspondências diversas aos dizimistas, confecções de cartazes, participações eventuais nas celebrações comemorativas, e muitas outras circunstâncias, que podem surgir. Não se pode esquecer um fator muito importante, que é a prestação de contas regulares e periódicas, das arrecadações do dízimo fazendo o seu cadastro.

 LITÚRGIA

A primeira função da Pastoral Litúrgica é organizar a Liturgia que acontece em uma comunidade. Isso tem uma série de consequências: é preciso organizar a Pastoral Litúrgica em equipes. Apontaremos três: equipe litúrgica; equipe de celebração; equipe do ministério da música.

Equipe litúrgica tem como finalidade organizar todo o trabalho litúrgico da comunidade: missas, celebrações, horas santas, procissões, celebrações catequéticas, etc.

Contudo, tais equipes devem ser constituídas com antecendência. Trabalham em sintonia com o pessoal da música e com o padre. Se a equipe litúrgica é fixa, ao menos por um período, as equipes de celebrações são variáveis; são constituídas para uma missa ou para alguma celebração. Sempre, contudo, tais equipes devem ser constituídas com antecedência. Não se admite que antes da missa, por exemplo, alguém saia pela igreja à procura de pessoas para fazer leituras, comentários ou coisas do gênero.

Equipe do ministério da música, como o termo já diz, é a responsável pela música nas celebrações. Deve conhecer bem e ensaiar os cânticos periodicamente com a comunidade, estar atenta aos instrumentistas para perceber quem está capacitado a tocar algum instrumento na celebração, providenciar instrumentos e aparelhos de som que ajudem a celebrar bem.

MOVIMENTOS
Os movimentos marianos de nossa paróquia são: Legião de Maria, Terço  dos Homens e Terço das Crianças, além do Ofício Divino das Comunidades, no qual é meditado o Ofício de Nossa Senhora.
A Legião de Maria é formado por grupos de pessoas devotas deNossa Senhora, que trabalham nas diversas pastorais com uma espiritualidade própria, reunindo-se semanalmente para rezarem e programarem atividades da semana. 
As atividades características da Legião de Maria são: visitas aos doentes, idosos, hospitais, prisões, famílias, etc. Eventualmente, atuam na Catequese e na Liturgia. 

O Movimento do Terço dos Homens tem como objetivo agregar todos os homens possíveis no âmbito da comunidade para recitar o TERÇO em homenagem a NOSSA SENHORA, bem como seguir os ensinamentos do NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,trazendo, desta forma, os homens para o seio da Santa Igreja.

O movimento do Terço das Crianças tem como objetivo agregar todas as crianças possíveis no âmbito da comunidade para recitar o Terço de Nossa Senhor, constituindo assim a Escola de Maria, incentivando o crescimento espiritual consagrado à Boa Mãe.

Oficina de Oração e Vida
É um serviço laical de reconhecimento pontífice constituído por Frei Ignácio Larrañaga. Existente em vários países, esse serviço é também prestado generosamente a nossa paróquia. Ocorre periodicamente a cada semestre, sendo desenvolvida de 10 a 15 sessões, dependendo dos grupos formados: Crianças (6 a 13 anos), Jovens (14 a 17 anos) ou Adultos (Acima de 18 anos). Sua função é ensinar ao indivíduo variadas maneiras de orar, através do trato silencioso e meditativo com Deus, sendo mediado pela Bíblia Sagrada. Ao passo que o Cristão aprende a manusear a Bíblia, estabelece um encontro pessoal orante com o Pai, trazendo-lhe cura e libertação de traumas, medos e complexos interiores. 

PASCOM

A função da Pascom é fazer a cobertura dos eventos assistidos pela Pastoral da Comunicação a fim de realizar entrevistas, fotos, vídeo-gravações e produção de conteúdo para alimentar as mídias impressas e digitais existentes no Projeto Pastoral, evangelizar por meio da comunicação.

 

Família Santíssimo Redentor

Como membro, você contribui com a nossa Paróquia e ainda ajuda em nossas ações de evangelizações.
Rua Olindina dos Santos - Eldorado
CEP: 57306325 - Arapiraca - Alagoas