Viver a Semana Santa é como receber várias declarações de amor. Perceber a grandeza dos atos de Jesus não deixa margem para o desamor ou solidão, pois em toda sua vida Ele se doa de maneira tão inteira que convertia apenas com seu olhar, que demonstrava compaixão ao repreender e que concretizou em sua carne as maiores loucuras de amor.
Nessa Quinta-feira santa, a paróquia do Santíssimo Redentor celebrou - em comunhão com a Igreja Católica do mundo todo - a memória da Instituição da Eucaristia.
A Eucaristia é o sacramento central da Igreja, consoante o qual, através das palavras pronunciadas pelo padre, pão e vinho se transubstanciam, respectivamente, no corpo e sangue de Cristo.
Jesus ao instituir a Eucaristia deu-nos o sacramento do amor, mas não só isso ensinou-nos com seu exemplo o que fazer para recebê-lo dignamente: lavou os pés dos discípulos, ou seja, Ele sendo Deus fez-se humilde e abaixou-se a ponto de enxergar a realidade e fragilidade do ser humano e, ainda assim decidiu dar sua vida por amor. Jesus deixou claro para nós a necessidade de concretizar em cada comunhão o amor que Ele tanto pregou.
A missa da Instituição da Eucaristia foi celebrada em todas as comunidades da Paróquia e, em todas elas a presença e a participação maciça da comunidade foram pontos marcantes. Este ano, a comunidade São Francisco de Assis na Vila do Padre alegrou-se de forma especial, pois puderem participar desta celebração pela primeira vez em sua capela. A missa presidida pelo Pe. Marcelo Bastos contou com empenho e colaboração dos fieis para que além da fé, estivessem presentes todos os símbolos litúrgicos que trouxeram ao coração de todos eles espírito necessário para o bem viver desta importante ocasião.
“E, se muitas vezes, tenho o rosto voltado para o chão e as lágrimas correm com abundância, no entanto, ao mesmo momento a minha alma está repleta de uma profunda paz e felicidade… ” - Santa Faustina