NOTÍCIAS « voltar

Na catedral de Roma e nas dioceses do mundo começa o jubileu extraordinário - 15/12/2015 - Por L'Osservatore Romano

Portas abertas à misericórdia

14 de Dezembro de 2015

Portas abertas à misericórdia

Abriram-se de par em par em todo o mundo as portas da misericórdia. Como estabelecido pela bula de proclamação Misericordiae vultus, no terceiro domingo de Advento o jubileu foi inaugurado nas dioceses dos cinco continentes, com a abertura das portas santas de catedrais e santuários, mas também de tantos «lugares de mal-estar e marginalização» espalhados em todos os recantos da terra: prisões, hospitais, casas de acolhimento, hospícios, refeitórios para os pobres.

Na catedral de Roma o rito foi presidido por Francisco, que assim abriu a sua terceira porta santa (depois da capital centro-africana, Bangui, a 29 de Novembro, e da basílica de São Pedro, a 8 de Dezembro) precisamente no dia em que há 46 anos – a 13 de Dezembro de 1969 – recebeu a ordenação sacerdotal. Na homilia o Pontífice frisou que «começa o tempo do grande perdão»: com efeito, o jubileu da misericórdia, explicou, pode tornar-se «o momento para redescobrir a presença de Deus e a sua ternura de Pai». De resto, «Deus não gosta de rigidez. Ele é Pai, é terno. Faz tudo com ternura de Pai».

Esta ideia foi retomada depois ao regressar ao Vaticano, quando da janela do Palácio apostólico recitou o Angelus com os numerosíssimos fiéis presentes na praça de São Pedro. Ao comentar o evangelho dominical o Papa explicou que «nenhuma categoria de pessoas está excluída de percorrer o caminho da conversão para obter a salvação». Porque, reafirmou, «Deus não exclui ninguém da possibilidade de se salvar. Ele está ansioso por praticar a misericórdia, praticá-la em relação a todos, e acolher cada um no abraço terno da reconciliação e do perdão». Por fim, no final da oração mariana, pediu compromisso e generosidade para pôr em prática o acordo de Paris sobre o clima.

 

Fonte:http://www.osservatoreromano.va/pt/news/portas-abertas-misericordia#sthash.EtfxBYit.dpuf

Família Santíssimo Redentor

Como membro, você contribui com a nossa Paróquia e ainda ajuda em nossas ações de evangelizações.
Rua Olindina dos Santos - Eldorado
CEP: 57306325 - Arapiraca - Alagoas