NOTÍCIAS « voltar

O arcebispo Fisichella explica o Jubileu - 07/12/2015 - Por L'Osservatore Romano

No sinal da misercórdia

4 de Dezembro de 2015

No sinal da misercórdia

«No domingo 13 de Dezembro, pela primeira vez na história dos jubileus, serão abertas as portas santas em todas as catedrais do mundo». Disse o arcebispo Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a promoção da nova evangelização, durante a conferência de imprensa para a apresentação do jubileu da misericórdia, que se celebra de 8 de Dezembro a 20 de Novembro de 2016. O encontro teve lugar na Sala de Imprensa da Santa Sé, na manhã de sexta-feira, 4 de Dezembro, na presença do arcebispo José Octavio Ruiz Arenas e de monsegnor Graham Bell, respectivamente secretário e subsecretário do mesmo dicastério.

O arcebispo Fisichella frisou que o Papa quis que o jubileu da misericórdia «se realizasse antes de tudo nas Igrejas particulares, e foi precisamente por isso que quis abrir a porta santa na catedral de Bangui na República Centro-Africana no passado dia 29 de Novembro, fazendo-a tornar-se a capital mundial da paz e instrumento de misericórdia». Um gesto muito significativo que faz compreender «quanto valor possui para a vida da Igreja este jubileu extraordinário vivido no dia-a-dia das nossas comunidades».

A partir do dia da abertura da porta santa, durante todo o jubileu, acrescentou o arcebispo, na praça de São Pedro será recitado diariamente o rosário junto da estátua de São Pedro. Será animado por turno por algumas paróquias de Roma dedicadas à Virgem Maria e pelos institutos religiosos presentes em Roma com uma particular consagração à Mãe de Deus.

O arcebispo observou depois que este jubileu é o primeiro da era digital, e por isso assume muita importância o site oficial (www.im.va). Traduzido em sete línguas, permitirá que se possa seguir os grandes eventos que terão lugar em Roma também a quantos não puderem estar presentes fisicamente. No site as pessoas podem-se registar para a passagem da porta santa, assim como para se tornar voluntários. Foi aberto também outro portal (www.vatimecum.com) promovido pelo Pontifício Conselho, através do qual os peregrinos poderão obter serviços, em relação a refeições e alojamento em Roma, a preços módicos e muitas outras informações para viver o jubileu.

Fonte: http://www.osservatoreromano.va/pt/news/no-sinal-da-misericordia-port#sthash.F5WEMJj7.dpuf

Família Santíssimo Redentor

Como membro, você contribui com a nossa Paróquia e ainda ajuda em nossas ações de evangelizações.
Rua Olindina dos Santos - Eldorado
CEP: 57306325 - Arapiraca - Alagoas